RICARDO VIVEIROS
Presidente at Ricardo Viveiros e Associados- Claim this Profile
Click to upgrade to our gold package
for the full feature experience.
Topline Score
Bio
Experience
-
Ricardo Viveiros e Associados
-
Brazil
-
Information Services
-
1 - 100 Employee
-
Presidente
-
1987 - Present
Empresário de Comunicação fundou e dirige a Ricardo Viveiros & Associados - Oficina de Comunicação, uma das maiores empresas no ranking brasileiro do setor, detentora de importantes prêmios técnicos e uma das poucas de capital 100% brasileiro. A agência tem cerca de 40 funcionários e uma carteira de clientes que reúne representativa parcela empresarial do setor produtivo brasileiro (indústria, comércio, serviços, agronegócio e entidades de classe). A RV&A, que completa 30 anos de existência neste 2017, é parceira de respeitadas instituições (públicas e privadas) de ensino, na criação e realização de cursos específicos de especialização em Jornalismo Institucional (assessoria de imprensa).
-
-
-
Aberje
-
Brazil
-
Public Relations and Communications Services
-
1 - 100 Employee
-
Membro indicado
-
2015 - 2015
Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.
-
-
-
Universidade Presbiteriana Mackenzie
-
Brazil
-
Higher Education
-
700 & Above Employee
-
Membro consultivo
-
2013 - 2013
TV Mackenzie. TV Mackenzie.
-
-
-
Fiesp - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo
-
Brazil
-
Information Services
-
400 - 500 Employee
-
Jornalista-chefe da Assessoria de Comunicação Social
-
2004 - 2011
Também atuou como Diretor de Redação da Revista da Indústria. Também atuou como Diretor de Redação da Revista da Indústria.
-
-
-
-
Presidente da 34ª edição
-
2007 - 2007
-
-
-
-
Assessor de imprensa
-
1997 - 1997
No ano de 1997, o seminário “São Paulo Sem Medo” – realizado pelo Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP), pela Fundação Roberto Marinho e pela Rede Globo de Televisão – reuniu importantes especialistas e representantes de organizações governamentais e não-governamentais para uma discussão coletiva acerca dos altos índices de violência e criminalidade no Estado de São Paulo. A partir do estímulo oferecido por este encontro, lideranças do setor privado, da sociedade civil, de instituições financeiras e dos meios de comunicação criaram o Instituto São Paulo Contra a Violência. Seu foco: contribuir com a formulação, implementação, monitoramento e avaliação de projetos, programas e políticas de redução e prevenção da violência e da criminalidade. Mais tarde, surgiu no organismo o “Disque Denúncia”, um instrumento que se tornou muito eficaz na luta contra a criminalidade. Ricardo Viveiros esteve presente em todo o processo, desde a criação até a consolidação do ISPCV, e foi o seu primeiro assessor de imprensa.
-
-
-
-
Assessor de imprensa
-
1994 - 1994
Em 1994, quando o Brasil foi escolhido como país-tema da respeitada Feira Internacional do Livro de Frankfurt, na Alemanha, Ricardo Viveiros foi o jornalista responsável pela Assessoria de Imprensa do pavilhão brasileiro no importante evento. Foram atendidos mais de mil jornalistas de todos os continentes. Em 1994, quando o Brasil foi escolhido como país-tema da respeitada Feira Internacional do Livro de Frankfurt, na Alemanha, Ricardo Viveiros foi o jornalista responsável pela Assessoria de Imprensa do pavilhão brasileiro no importante evento. Foram atendidos mais de mil jornalistas de todos os continentes.
-
-
-
-
Membro
-
1986 - 1987
Defensor da parceria, com liberdade e independência, entre as diferentes áreas da Comunicação, Viveiros foi membro da primeira Câmara de Ética do Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária (CONAR) e diretor da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA). Defensor da parceria, com liberdade e independência, entre as diferentes áreas da Comunicação, Viveiros foi membro da primeira Câmara de Ética do Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária (CONAR) e diretor da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA).
-
-
-
-
Diretor-executivo
-
1980 - 1985
No início dos anos 1980, como diretor-executivo da Central de Outdoor, Viveiros cria significativos eventos culturais, educacionais, beneficentes, cívicos e de utilidade pública na cidade de São Paulo. Dentre todos, destaca-se o projeto “Arte na Rua” (nacional e internacional), com a participação dos mais importantes nomes da pintura contemporânea do Brasil e do Exterior. O projeto tem o apoio do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP). Cada artista pinta, em 32 folhas que unidas somavam 27 metros quadrados, a sua obra para, em seguida, ser exposta ao ar livre por uma quinzena nas principais avenidas de São Paulo. A arte que era privilégio das elites foi, realmente, ao encontro da população, desmistificando também o seu valor comercial. Porque, terminada a quinzena, as valiosas pinturas foram cobertas por publicidade. O evento foi noticiado em todo o mundo.Também nos anos 1980, ainda pela Central de Outdoor e com a participação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, Viveiros realiza um interessante evento. Sobre poema de Thiago de Mello, “Os estatutos do homem”, alunos das escolas públicas paulistanas criaram outdoors com os direitos das crianças. Os cartazes foram exibidos, por 15 dias, em painéis na Av. Ibirapuera, Zona Sul da Capital paulista, conscientizando a população quanto à responsabilidade para com a infância.
-
-
-
-
Representante diplomático
-
1981 - 1983
Para um mandato de representação diplomática, Ricardo Viveiros é eleito, em 1981, juntamente com o advogado Antônio de Almeida e Silva, por dois anos representante brasileiro junto ao Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP), organismo consultivo do Governo Português, com sede em Lisboa. Para um mandato de representação diplomática, Ricardo Viveiros é eleito, em 1981, juntamente com o advogado Antônio de Almeida e Silva, por dois anos representante brasileiro junto ao Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP), organismo consultivo do Governo Português, com sede em Lisboa.
-
-
-
-
Consultor na área de Comunicação no Setor Público
-
1981 - 1981
-
-
-
-
Jornalista
-
1965 - 1969
Com circulação de 30 mil exemplares em todo o País, era editada pela Sociedade Brasileira de Educação (SBE). Com circulação de 30 mil exemplares em todo o País, era editada pela Sociedade Brasileira de Educação (SBE).
-
-
-
-
Professor de Relações Humanas
-
1968 - 1968
-
-
-
-
Roteirista
-
1967 - 1967
Em 1967, Viveiros é roteirista e diretor de vários documentários produzidos com o apoio da Universidade Cândido Mendes (RJ) sobre personalidades brasileiras. Alguns desses curtas-metragens receberam prêmios em festivais de cinema, no Brasil e no Exterior. Dentre os focados na série, estavam: Carlos Drummond de Andrade, Burle Marx, Tônia Carrero, Garrincha, Luís Carlos Prestes, Fernando Sabino, Di Cavalcanti, Ziraldo e Darcy Ribeiro. Em 1967, Viveiros é roteirista e diretor de vários documentários produzidos com o apoio da Universidade Cândido Mendes (RJ) sobre personalidades brasileiras. Alguns desses curtas-metragens receberam prêmios em festivais de cinema, no Brasil e no Exterior. Dentre os focados na série, estavam: Carlos Drummond de Andrade, Burle Marx, Tônia Carrero, Garrincha, Luís Carlos Prestes, Fernando Sabino, Di Cavalcanti, Ziraldo e Darcy Ribeiro.
-
-
Education
-
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Doutorado, Educação