Mauro Blanco Brandolini

Sanitarista at Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro
  • Claim this Profile
Contact Information
us****@****om
(386) 825-5501
Location
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil, BR

Topline Score

Topline score feature will be out soon.

Bio

Generated by
Topline AI

You need to have a working account to view this content.
You need to have a working account to view this content.

Experience

    • Government Administration
    • 100 - 200 Employee
    • Sanitarista
      • Dec 2005 - Present

      Encontrava-me cedido à Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, lá permanecendo por quase duas décadas. Assessorei a Gerência de Fatores de Risco Não Biológicos, instância ligada à Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde da Superintendência de Vigilância em Saúde da Subsecretaria de Promoção, Atenção Primária e Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, no período de março de 2012 a fevereiro de 2014. Após isso, fui nomeado para assumir a Direção da Unidade de Vigilância e Fiscalização Sanitária em Zoonoses Paulo Dacorso Filho (conhecida anteriormente como Centro de Controle de Zoonoses Paulo Dacorso Filho), instância ligada à Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde. Fui também subsecretário da hoje extinta Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais. Mesmo cedido, participei em 2005, enquanto servidor da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, das atividades do Plano Estadual de Saúde (PES-2005/2008), indo a todas as regiões do Estado com colegas da SES-RJ e interagindo com as Secretarias Municipais de Saúde das 92 cidades fluminenses. Na atualidade, faço parte da equipe da Superintendência de Vigilância Sanitária da SES/RJ.

    • Brazil
    • Government Administration
    • 700 & Above Employee
    • Subsecretário da SEPDA
      • Jun 2015 - Dec 2016

      A Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais (SEPDA), criada através da Lei nº 3.172 de 27 de dezembro de 2000, possibilitou que a causa animal ganhasse destaque junto às Políticas de Governo. A SEPDA tem diversas competências que são relacionadas com a fauna em geral. A participação efetiva em vários campos de atuação confere à Secretaria o "status" de grande promotora de novas políticas públicas de fauna, inovando no sentido de tornar a convivência de nossa sociedade com os animais num exercício constante de respeito, afeto e proteção.

    • Diretor do CCZ
      • Feb 2014 - Jun 2015

    • Brazil
    • Government Administration
    • 700 & Above Employee
    • Coordenador de Controle de Vetores
      • Dec 2001 - Apr 2010

      Em 2001, fui convidado pela até então Coordenadora de Programas de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a fantástica Dra. Meri Baran, a coordenar as ações de educação em saúde e controle de endemias do Município do Rio de Janeiro, incluindo o combate à Dengue, Leishmanioses e Esquistossomose. Foi criada de fato, embora não de direito, a Coordenação de Controle de Vetores, instância virtual da municipalidade que assim permaneceu até o início de 2009. Essa Coordenação chegou a possuir mais de três mil Agentes de Endemias com vínculos diversos. Fui membro da comissão de acompanhamento do Convênio de Cooperação Técnica celebrado entre a SMS e a COMLURB visando a implementação de um sistema eficiente de controle de vetores no Município do Rio de Janeiro. Também fui membro do Grupo de Trabalho Executivo do Programa Nacional de Controle da Dengue - PNCD, no âmbito da Coordenação Regional da Fundação Nacional de Saúde.No transcorrer desses anos, apesar do enfrentamento de dois períodos turbulentos caracterizados por epidemias, em 2002 e 2008, tive oportunidade de participar de vários eventos, no Rio de Janeiro e em outros Estados, bem como de cursos, a maioria patrocinados pelo Governo Federal. Fui palestrante em diversas oportunidades, em instituições civis e militares, onde versava sobre biologia do Aedes aegypti, ações de campo para o seu controle, valor da mobilização social, etc. Fui Coordenador, por aproximadamente um ano, da Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC), instância que hoje integra formalmente o organograma institucional, e, entre abril de 2010 e março de 2012, prestei minha colaboração na Unidade de Vigilância e Fiscalização Sanitária em Zoonoses Paulo Dacorso Filho (antigo CCZ), em Santa Cruz, como Assessor.

    • Brazil
    • Utilities
    • 300 - 400 Employee
    • Subgerente da Gerência de Vetores
      • Feb 1999 - May 2000

      Após cumprir meu estágio no Exército Brasileiro, fui convidado a trabalhar, em 1999, na Companhia Municipal de Limpeza Urbana (COMLURB), empresa da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Havia, naquela época, a denominada Gerência de Vetores, onde atuei como Subgerente. Atuei, também, como membro da Comissão Executiva Municipal do Plano de Erradicação do Aedes aegypti e pude acompanhar o conturbado processo de municipalização das ações de controle da Dengue. Participei, como instrutor, do treinamento de centenas de Auxiliares de Controle de Endemias contratados pela COMLURB para o combate ao Aedes aegypti. Supervisionei o trabalho de controle a mosquitos e roedores realizado nas favelas do Município do Rio de Janeiro pelos Agentes Comunitários de Saúde.

    • Brazil
    • Armed Forces
    • 700 & Above Employee
    • Oficial Veterinário Temporário
      • Jan 1991 - Jan 1999

      Como Adjunto da Seção de Veterinária atuei na área administrativa, confeccionando relatórios e ofícios com a utilização de programas de computador, trabalhei no serpentário daquela instituição manejando serpentes peçonhentas, auxiliei na criação e manutenção de mosquitos transmissores de doenças no insetário lá existente, realizei documentários com fotografias e filmagens das pesquisas desenvolvidas, fui membro de comissões de cadastro e julgamento em licitações (de acordo com a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1995 e a Lei nº 8.883, de 08 de junho de 1994) e participei de várias orientações a estagiários; como Chefe da Seção de Soros, Toxóides e Vacinas supervisionei equipe que recebia, estocava e embalava imunobiológicos diversos para envio a outras organizações militares do Rio de Janeiro e de outros Estados; como Adjunto e, posteriormente, como Chefe da Divisão de Ensino e Pesquisa, também atuei na área administrativa, principalmente na elaboração de convênios com estabelecimentos de ensino superior, orientei estagiários, organizei a biblioteca do IBEx, preparei cronograma de eventos semanais convidando professores de diversas instituições de ensino a ministrarem pelestras científicas, participei de trabalhos científicos com militares norte-americanos no norte do Brasil (Rondônia e Amazonas), ministrei aulas e proferi palestras sobre Saúde Pública em estabelecimentos de ensino civis e militares; como Assessor da Direção auxiliei na preparação de slides e transparências utilizando o programa de computador Power Point, fotografei e filmei vários eventos, representei a chefia em congressos e comissões, realizei pesquisas bibliográficas (inclusive na Internet) e participei das reuniões da Comissão Executiva Estadual do Plano de Erradicação do Aedes aegypti - RJ (Boletim Interno IBEx nº 06 de 09/01/1997 e nº 23/01/1997).

Education

  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
    Magister Scientiae, Medicina Veterinária/Parasitologia Veterinária
    1993 - 1995
  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
    Bacharel, Medicina Veterinária
    1985 - 1990

Community

You need to have a working account to view this content. Click here to join now